Perguntas Frequentes

Vocês trabalham com universidades em outros estados dos EUA?

Nesse momento estamos trabalhando somente com universidades da Califórnia.

O diploma recebido na Califórnia é válido no Brasil?

Sim, o diploma pode ser válido no Brasil. Para que seja válido, o diploma de graduação ou pós-graduação recebido na Califórnia deve primeiro passar por um processo de revalidação, conforme decisão do MEC (Ministério da Educação). Clique aqui para saber mais.

É fácil de conseguir um estágio?

Grande parte dos estudantes conseguem estágio em sua primeira ou segunda opção de empresa. Especialmente por se tratar de um trabalho não remunerado, estudantes em geral tem facilidade em conseguirem ser contratados para o estágio.

Após eu obter a minha permissão de trabalho pelo CPT/OPT, quais são as minhas chances de conseguir um emprego?

Em geral, as pessoas não encontram problemas para achar um emprego durante o CPT e o OPT, no entanto, é muito importante que a pessoa se planeje, esteja determinada, e seja flexível. Uma dica importante é que a pessoa passe a procurar emprego e participar de entrevistas o quanto antes. Flexibilidade para se mudar para outra cidade ou estado pode ser um importante fator para se achar um emprego também.

Como é a segurança na Califórnia?

No geral, a Califórnia é considerada bastante segura. Conforme mostramos nesse blog post, de acordo com uma pesquisa realizada, das 20 cidades mais seguras dos EUA, seis eram da Califórnia. É claro que como toda região de alta população, existem algumas áreas que devem ser evitadas, especialmente em cidades de alta densidade demográfica.

Eu preciso de um seguro saúde?

Sim, o seguro saúde é obrigatório. Clique aqui para saber mais.

Quanto tempo eu posso ficar nos EUA, após concluir o meu programa?

Após concluir o programa, o estudante pode ficar por mais até 60 dias, antes de ter que sair do país. Esse período é chamado de grace period. Caso a pessoa queira continuar no país após o grace period, ela poderá fazê-lo somente se mudar o status do visto, ou se fizer a matricula em uma outra instituição de ensino. Caso a pessoa queira fazer um outro curso na mesma instituição de ensino, ela deve se matricular antes do início do grace period.

É possível parcelar o valor do curso?

Depende do curso. Como os pagamentos dos cursos são feitos diretamente às universidades, a opção de parcelamento dependerá dos termos de pagamento da universidade. Verifique na aba “Preço” da página do respectivo programa, para saber se a opção de parcelamento está disponível para o programa de interesse.

Posso fazer o pagamento em Reais?

A Califórnia Intercâmbio não oferece nenhum método de pagamento em reais. No entanto, atualmente existem diversas opções de pagamento de fácil conversão de moeda que o cliente pode optar: cartão de crédito, Visa TravelMoney, Flywire, PayToStudy, etc. Entre em contato conosco para podermos indicar a melhor opção para o seu pagamento.

Vocês tem escritório no Brasil?

Nós não temos escritório/loja no Brasil. Nós fazemos todo o nosso atendimento online.

Vocês trabalham com high-school?

Nesse momento nós não trabalhamos com ensino médio (high-school).

Vocês oferecem algum programa voltado para estudantes de terceira idade?

Nós não oferecemos nenhum programa especificamente voltado para alunos de idade avançada. Apesar da maioria dos alunos dos programas que oferecemos serem jovens, grande parte desses cursos acaba atraindo pessoas de todas as idades.

Vocês oferecem passagem aérea?

Nós não oferecemos passagens aéreas, porém podemos te guiar em como conseguir ótimos preços na internet. Recomendamos verificar em sites como Decolar.com, Orbitz, CheapTickets e Google Flights.

Quanto custa por mês para se morar na Califórnia?

É claro que esse valor pode variar muito dependendo do estilo de vida e das escolhas da pessoa, porém, em média, a moradia custa por volta de US$1.000 por mês, e o resto (alimentação, roupas, passeios, etc) custam por volta de US$1.000 também.

Como é feito o pagamento do intercâmbio?

O pagamento do intercâmbio é feito diretamente à universidade. Na maioria dos casos, o aluno faz somente o pagamento da matricula no Brasil, e efetua o pagamento do curso quando já estiver na Califórnia. O pagamento pode ser feito por meio de cartão de crédito, Visa TravelMoney, Flywire, PayToStudy, transferência bancária e outros.

Eu preciso tirar uma nova carteira de motorista para dirigir na Califórnia?

Depende. Se você alugar um carro, você pode dirigir com a sua carteira de motorista brasileira, contanto que ela esteja válida. Se você comprar um carro na Califórnia, você terá que tirar uma carteira de motorista americana para poder dirigir. A carteira de motorista brasileira não será válida.

Note que na Califórnia a Permissão Internacional para Dirigir (PID) não é válida. Portanto não há a necessidade de adiquirir essa permissão antes de vir para a Califórnia.

É melhor alugar ou comprar um carro na Califórnia?

Depende da situação. Pessoas que pretendem ficar na Califórnia por um período de tempo mais extenso, devem considerar a compra de um automóvel ao invés do aluguel. O aluguel do carro custa em média $500/mês. A compra de um carro simples antigo (com 10 anos de uso), pode custar $3500 ou menos. O lado positivo da compra de um carro antigo é que como ele já está bem desvalorizado, a pessoa pode revende-lo após um curto período de tempo sem perder muito dinheiro. No entanto, é muito importante que a pessoa verifique e se certifique que o automóvel está em boas condições.

Vocês ajudam a tirar o visto de estudante?

Obter o visto de estudante se tornou um processo relativamente simples nos últimos anos. Nós temos bastante experiência na obtenção desse tipo de visto, e guiamos nossos clientes em todas as etapas do processo.

Quais tipos de moradia vocês oferecem para o intercâmbio?

Depende do programa escolhido. Verifique na aba “Preço” da página do curso escolhido para saber quais tipos de moradia estão disponíveis. Clique aqui para saber mais sobre os diferentes tipos de moradia (housing).

Quer saber mais?