Intercâmbio: Qual é o melhor tipo de moradia? | Califórnia Intercâmbio image 2

Intercâmbio: Qual é o melhor tipo de moradia?

O tipo de moradia no exterior tem grande influencia no custo total do intercâmbio. Em alguns casos, os custos da acomodação podem ser até mais altos que o valor pago pelo curso no exterior. Para saber qual o tipo de housing é o ideal para você, deve ser levado em consideração o custo da moradia, a duração da estadia, a sociabilidade, os objetivos do intercambio, a distancia entre a moradia e a escola, e a sua idade.

Normalmente, o intercambista pode optar entre: homestay (casa de família), university apartment (apartamento universitário), campus dormitories (dormitórios do campus), e uma moradia independente.

Homestay

Optando pelo homestay, você ficará hospedado na casa de uma família americana. Normalmente, as famílias alugam os quartos depois que os filhos saem de casa para irem morar em outra cidade ou estado, por causa da faculdade. As opções de homestay, assim como os preços, variam bastante. O intercambista pode ter o seu quarto próprio ou compartilhado com outro estudante. Além disso, por uma taxa adicional, a família pode fornecer café da manhã e janta.

Essa pode ser uma boa opção para quem é mais jovem e ainda não se sente confortável e/ou seguro para morar em uma residência sem a supervisão de um adulto. A casa de família pode ser também uma boa opção para quem quer economizar dinheiro, pois geralmente o homestay é mais barato que o university apartment, além de poder incluir algumas refeições (café da manhã e jantar). Outra vantagem é que o intercambista terá a oportunidade de observar e vivenciar a cultura da família americana, além de poder criar uma conexão forte com residentes locais da Califórnia.

Por outro lado, existem também algumas desvantagens em optar pelo homestay. Estando na casa de família, pode ser que você fique um pouco isolado dos outros estudantes que estejam morando nos apartamentos universitários, o que pode fazer com que você se sinta menos enturmado. Além disso, você terá menos independência para fazer o que bem entender. A sua família americana vai querer saber caso você decida chegar tarde em casa, ou caso decida dormir fora. Para alguns, a inclusão das refeições no pacote pode ser uma boa forma de economizar dinheiro e tempo, porém, isso pode virar um problema caso o intercambista não se habitue a comida servida.

University apartment

O apartamento universitário é a escolha mais comum e mais recomendada para os estudantes, pois ajuda na integração dos alunos. O apartamento é compartilhado entre quatro pessoas do mesmo sexo (normalmente também do mesmo país e que estejam fazendo o mesmo curso). Esse apartamento é localizado próximo à universidade e é todo mobiliado – com cozinha completa, sala com varanda, dois quartos e dois banheiros. O complexo também possui academia, piscinas, spa, quadras de tênis e de basquete. Veja um vídeo aqui.

A grande vantagem dos apartamentos universitários é a integração que é proporcionada entre os alunos. Morando no university apartment, fica mais fácil de estudar e fazer lições de casa em grupo, planejar viagens para o final de semana, compartilhar carro alugado, etc. Por outro lado, o alto preço do university apartment é o lado negativo dessa opção de moradia. O preço é geralmente comparável ao do homestay com quarto próprio e refeições inclusas.

Campus dormitories

O dormitório do campus é a moradia usada pelos americanos que estão começando a faculdade, vindos de outra cidade ou estado. Normalmente, esses alunos ficam no dormitório durante o primeiro ano de faculdade, e depois mudam para um apartamento onde moram durante os anos seguintes. Como os alunos da faculdade usam essa moradia durante o outono, inverno e primavera (ano letivo americano), essa moradia só fica disponível para os alunos internacionais durante o verão. Além disso, normalmente existe uma restrição de idade para esse tipo de moradia, de 18 a 25 anos somente. Veja um vídeo aqui.

Cada quarto do dormitório é compartilhado entre dois estudantes do mesmo sexo. Os dormitórios são todos mobiliados e possuem cozinha, sala, e centros de estudo compartilhados. O dormitório fica dentro do campus da universidade, e por isso o aluno pode ter acesso à sala de aula com muito mais facilidade se comparado com os outros tipos de moradia. Os preços são geralmente parecidos com os dos apartamentos universitários.

Moradia independente

Essa opção de moradia não é recomendada para pessoas que nunca estiveram na Califórnia, porém pode ser uma boa alternativa para aqueles que são mais aventureiros e que queiram economizar dinheiro. Para aqueles que planejam ficar um período mais extenso no exterior, uma boa opção é ficar algumas semanas em uma das moradias listadas acima, e depois se mudar para uma moradia independente com alguns amigos. Em alguns casos, é possível ficar em apartamentos muito parecidos com os university apartments, pagando quase metade do preço.

Há diversas formas de se obter esse tipo de moradia. Uma opção é entrar em contato diretamente com o escritório de administração dos apartamentos (leasing office). O problema é que normalmente é solicitado que seja assinado um contrato, e que a pessoa more por pelo menos um ano no apartamento. Uma segunda opção para aqueles que não querem se comprometer em um contrato de um ano, é procurar por anúncios de pessoas que estão a procura de roommates (colegas de casa/quarto). O Craigslist é um ótimo site para se encontrar apartamentos e roommates na Califórnia, e outras regiões dos EUA.

Experimente de tudo!

Se você não sabe qual tipo de moradia escolher para o seu intercâmbio, por que não experimentar um pouco de tudo? Fique o primeiro mês em uma casa de família, fique o mês seguinte em um apartamento universitário, e depois se junte com os amigos que você fizer durante o intercâmbio e alugue um apartamento independente da universidade. Porém, lembre-se de incluir pessoas de diferentes nacionalidades no apartamento, dessa forma você continua a praticar o inglês mesmo quando estiver em casa!